Instruções de Montagem de Escoramento para Laje

Ilustração de como deve ser feito o escoramento de sua laje, para evitar problemas, na hora da concretagem.

 

1. Observar o piso onde será montado os pontaletes, se já estiver concretado não existe necessidade de colocar madeiras em baixo dos pontaletes. Caso o piso seja de terra, será necessário colocar madeiras embaixo dos pontaletes, para evitar que eles afundem ao receber o concreto. (veja foto abaixo) 

 

  

2. A distância entre os pontaletes deve ser de no máximo 1,20 metros, não podendo ultrapassar esse valor, e quando a laje for muito grande deve-se reduzir para 1 metro de distância entre os pontaletes. (ver figura abaixo)

 

Observação: Em caso de lajes com treliças com medidas superiores a 4 metros, deve se fazer a Contra Flecha quando for montar o escoramento. Acima esta a relação de quantos centímetros se deve levantar a laje pela metragem das treliças. 

 

 

 

 

3. Deve-se usar tabuas de 1" e 30 cm, fixadas nos pontaletes com pregos 10x10 ou 10x7, é muito importante que os pontaletes estejam interligados uns com os outros evitando que se desloquem, esse travamento é feito com tabuas de 15 cm. (veja fotos abaixo com as ilustrações)

 

3. (Continuação) aqui você pode observar que os pontaletes estão todos interligados, impedindo qualquer deslocamento e também as medidas das tabuas, que estão fazendo o travamento no desenho. (abaixo foto de outro angulo)

 

 

 Abaixo temos a vista superior do escoramento, antes de colocar as treliças.

 

 

 

 

4. As treliças devem ficar no mínimo 7 cm apoiados em cima das paredes ou vigas.  

 

 5. A montagem das lajotas deve ser iniciada, pelas extremidades das paredes.

 

Cuidado: Nunca transite diretamente por cima das lajotas ou isopor, utilize sempre tabuas para transitar na laje.

 

Importante: As trincas no concreto podem ser evitadas com a colocação da tela Pop, sobre as lajotas. 

Os conduítes deve estar bem amarrados com e colocados por baixo da tela para evitar que fiquem boiando para superfície do concreto, prejudicando a estética da laje.

 

6. Deve-se molhar bem as lajotas antes de iniciar a concretagem, isso irá impedir que as lajotas absorvam a água do concreto.

 

7. Após a concretagem é importante molhar bem o concreto nas 3 primeiras horas, isso ajuda a evitar trincas no processo de cura. E continue molhando por 5 dias principalmente apartir das 10h, quando o sol esta ficando mais forte.

 

8. O escoramento deve ser removido somente após 28 dias da concretagem.